7ª COREDEC realiza fiscalização rodoviária 22/10/2008 - 16:10

A 7 ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil promoveu nos últimos dias 16 e 17, atividades relacionadas à prevenção de acidentes e atualização dos profissionais que fiscalizam transportes com produtos perigosos.
No dia 16 foi realizada a revisão do Curso de Fiscalização de Cargas Perigosas, ministrado aos integrantes da operação pelo SEST/SENAT, que sempre tem participado das atividades regionais de Defesa Civil, através do Sr. Eraldo Maciel de Oliveira, Gerente Local.

A Fiscalização Rodoviária de Produtos Perigosos, desempenhada no Posto da Polícia Rodoviária Federal de Santa Terezinha de Itaipu, contou com apoio dos órgãos que compõem o Conselho Regional de Produtos Perigosos. Participaram o Batalhão de Polícia Ambiental, a Polícia Rodoviária Federal, SEST/SENAT, Corpo de Bombeiros, DER, CREA, IPEM, Ecocataratas e Guarda Municipal.
As fiscalizações estão previstas no Plano Estadual de Produtos Perigosos e visam a prevenção e educação para esse tipo de transporte. Nela, foram inspecionados vários itens de segurança como: Equipamentos de Proteção Individual, conjunto para situações de emergência, simbologia de risco, além das condições gerais da carga.
A maioria das irregularidades encontradas está prevista na Resolução 420, de 02 de Fev de 2004 da Agência Nacional de Transportes Terrestres.

De acordo com o 1º Ten. QOBM Edson Leonel Rodrigues, Chefe da seção de Assuntos de Defesa Civil da 7ª COREDEC, haverá mais fiscalizações ou outras atividades que visem a prevenção e a preparação para acidentes com produtos perigosos na região.

Defesa Civil somos todos nós