6ª CORPDEC realiza Simulado do Plano de Auxílio Mútuo em São José dos Pinhais. 12/07/2016 - 11:00

6ª CORPDEC realiza Simulado do Plano de Auxílio Mútuo em São José dos Pinhais.
O Plano de Auxílio Mútuo (PAM), em ação conjunta com os Órgãos de Proteção e Defesa Civil Estadual - 6º Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil e Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de São José do Pinhais, organizou na última sexta-feira, 09 de junho, às 10h00 o Simulado de AMUVI (Acidente com Múltiplas Vítimas) nas dependências internas e adjacências da Empresa MVC Soluções em Plásticos, no Bairro Conjunto Apolo, São José dos Pinhais.

O Simulado envolveu vários órgãos públicos e empresas privadas, entre eles: a Guarda Municipal de São José dos Pinhais, o 6º Grupamento de Bombeiros, através da 1ªSB/1º SGB, SAMU SJP, SAMU Curitiba, SAMU Tijucas do Sul, Viva Mais Emergências Médicas, Força Vital, empresas signatárias do PAM SJP, e também contou com a participação da Comunidade da Região, acionada com a colaboração da Associação dos Moradores do Jardim Apolo.

No ambiente interno da Empresa, a equipe do 1º Sub Grupamento de Bombeiros/6ºGB desempenhou os procedimentos de combate a incêndio, as entidades de Urgência e Emergência juntamente com a brigada de incêndio da MVC, realizaram os procedimentos de primeiros socorros e encaminhamento das vítimas (25 voluntários que se disponibilizaram simular a cena de maneira mais próxima à realidade), as empresas signatárias do PAM SJP foram acionadas para deslocamento em apoio (sendo que foi cronometrado o tempo de chegada de cada empresa acionada, a fim de mensurar a capacidade do tempo de resposta).
Nas dependências internas a ação foi comandada pelo Tenente QOBM Zirpoli, com base no Sistema de Comando de Incidentes (SCI).
Uma inovação deste simulado foi o isolamento da área externa, realizada pelas equipes da COMPDEC SJP e Guarda Municipal de São José dos Pinhais, as quais contaram com o apoio da Associação dos Moradores do Conjunto Apolo e voluntários.

Além do Órgãos e Empresas já citados, também estiveram presentes assistindo ao simulado, as COMPDECs dos Municípios de Pinhais e Curitiba.