6ª CORPDEC realiza Simulado da REER no Município de São José dos Pinhais. 12/07/2016 - 10:30

No último sábado (09/07), a 6ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil realizou o simulado REER (Rede Estadual de Emergência de Radioamadores) no município de São José dos Pinhais, na região denominada Colônia Castelhanos, a qual está na Serra do Mar e faz divisa com o município de Guaratuba.
No simulado REER tivemos a participação num total de 17 pessoas, dentre elas o Supervisor Regional da REER – Marcos Cierniak e membros, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de São José dos Pinhais, através do Coordenador Cláudio Arruda e membros, que nos forneceu a estrutura da Escola Municipal para montarmos a estação base Castelhanos e nos deu informações sobre a região e do Comandante da 1ª Sub Grupamento de Bombeiros/6ºGB, Tenente Zirpoli e da B/8 do 6º GB.

O evento simulava que em virtude das chuvas por diversos dias, houve um deslizamento de terra na única estrada que dá acesso à região da Colônia Castelhanos, fazendo com que a localidade estivesse isolada por vários dias, sendo assim, moradores locais acionaram a Defesa Civil.
Devido as dificuldades do relevo local houve a necessidade de instalação de três bases de rádio na região da Colônia Castelhanos e uma base de Rádio como Posto de Comando, na Sede do 6º Grupamento de Bombeiros, em São José dos Pinhais.
As informações relativas ao evento eram repassadas de base em base até chegar no Posto de Comando em São José dos Pinhais.
6ª CORPDEC realiza Simulado da REER no Município de São José dos Pinhais.