6ª COREDEC – Fiscaliza dez veículos que transportavam produtos perigosos, sendo que 4 apresentaram irregularidades 17/09/2010 - 08:40

Foto: 6ª COREDEC

A 6ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil realizou na data de 16 de Setembro mais uma operação em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, Força Verde, Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Municipal, 9º Conselho Regional de Química e Vigilância Sanitária Estadual, para fiscalizar o transporte de produtos perigosas na rodovia BR 476 em Araucária.

“São realizadas ações preventivas para evitar acidentes com produtos perigosos. Qualquer descuido pode causar um vazamento e as conseqüências e danos para o meio ambiente são muito graves. Em grandes proporções o material pode atingir rios e áreas de manancial, além de ser um perigo muito grande para as pessoas em caso de explosões”, afirmou o Chefe da Seção de Defesa Civil da 6ª Coordenadoria Regional, Major Vasco.

O principal alvo da fiscalização são os equipamentos de segurança de uso obrigatório

Ao todo, dez veículos que transportavam líquido inflamável, material corrosivo e explosivo foram abordados na referida BR. Foram verificadas as licenças e especificações das cargas e principalmente os equipamentos de segurança como luvas, botas, extintoras e fita de isolamento, obrigatórios para quem transporta esse tipo de material. Quatro caminhões foram notificados e sendo um retido até regularização por apontar irregularidades.

“São previstas operações de fiscalização todos os meses nos principais pontos do estado. A idéia é convocar cada vez mais órgãos como o Instituto Ambiental do Paraná e a IPEM para reduzirmos os riscos de acidentes”, contou o Capitão Wagner, da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil.