5ª. COREDEC se reune com representantes do setor de transporte ferroviário de produtos perigosos para tratar para tratar de Plano de Atendimento a Emergências (PAE) do túnel do Novo Centro em Maringá 18/09/2009 - 10:34



A 5ª. Coordenadoria Regional de Defesa Civil, representada pelo Coronel Jurandi André e Capitão Jair Pereira (coordenador e adjunto), estiveram reunidos hoje (17/09/09), no Quartel do 5º. Grupamento de bombeiros, em Maringá, com representantes da América Latina Logística, Joniel da silva Lopes - Técnico de Segurança (ALL), Daniele de Jesus - Técnica de Meio Ambiente (ALL) e Ronaldo de Oliveira Silva - Gerente de Planos de Emergência e Treinamento, da empresa ITSEMAP (prestadora de serviços para ALL), para tratar do Estudo da Análise de Risco (EAR) e do Plano de Atendimento de Emergência (PAE) elaborado e apresentado pela Concessionária em 2008, como exigência para continuidade das operações no trecho da linha férrea do túnel de 1.640 metros localizado no Novo Centro de Maringá.

A reunião durou cerca de duas horas e trinta minutos, tendo sido abordado diversos aspectos de segurança no transporte de Produtos Perigosos pelo novo centro, em especial, o etanol, contemplado no Estudo da Análise de Risco, mas, deficiente quanto ao Plano de Atendimento de Emergência. Também foram discutidas as questões de competência e reestruturação do túnel para o transporte de passageiros, já que o assunto foi levado ao conhecimento do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT), tendo sido objeto de visita de um representante daquele órgão no mês de Julho próximo passado, ao Quartel do 5º. GB, juntamente com representantes da Empresa Pública de Maringá (URBAMAR).