5ª COREDEC realiza reunião do Comitê Mata Viva 29/05/2009 - 16:30

A 5ª COREDEC realizou nesta sexta-feira (29), uma reunião com os órgãos federais, estaduais e municipais que compõe o Comitê Mata Viva. O evento contou com a presença dos Comandantes do Corpo de Bombeiros de Maringá, Umuarama, Apucarana, Cianorte, Campo Mourão, Paranavaí, dos Supervisores dos Postos de Bombeiros Comunitários de Altônia, Iporã, Manoel Ribas e de Cruzeiro do Oeste.

Foto: 5ª COREDEC

Compareceram ainda os representantes do Instituto Ambiental do Paraná, Batalhão Ambiental, Secretaria Municipal de Educação, Universidade Estadual de Maringá, Sanepar, Secretaria Estadual do Abastecimento – SEAB, EMATER, Batalhão da Polícia Rodoviária, Ministério Público Estadual, Rede de Emergêcia de Rádio Amadores – REER, COMDEC – SEMUSP, 4º Batalhão de Policial Militar, Comitê da Bacia Hidrográfica do Pirapó - Paranapanema III e IV, Universidade Estadual de Maringá/ DEC, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, SUDERHSA, Núcleo Regional de Educação, Secretária assistência Social e Cidadania – SASC e da Concessionária Viapar.

A reunião foi presidida pelo Comandante do 5º Grupamento de Bombeiros, Coronel Jurandi André, assessorado pela equipe de Oficiais e Praças que compõe a B/8, seção de Estado Maior para assuntos de Defesa Civill.

Foram pautados os seguintes assuntos:

- Apresentação e Regionalização do Plano Estadual “Mata Viva”;
- Integração dos Órgãos que compõe o Comitê Estadual;
- Sistema Integrado de Comando de Operações e Emergência – SICOE;
- Plano Operacional Padrão – POP; e,
- Campanha:“Dia Mundial do Meio Ambiente”.

Após as explanações, foi realizada uma discussão sobre as temáticas apresentadas, sendo decidido ao final o agendamento de nova reunião para o dia 24 de Junho para que cada instituição possa apresentar sua contribuição para a aplicação do Plano em análise. Ficou ainda ajustado que o Comitê Regional Mata Viva apoiaria as ações planejadas pelo IAP, Batalhão Ambiental, Secretarias Estadual e Municipal de Educação concernentes ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

O balanço da reunião foi positivo, pois, verificou-se grande interesse dos órgãos e instituições presentes quanto ao tema da prevenção a Incêndios Florestais. Foi realçado por todos a importâcia da Educação Ambiental para minorar a degradação do meio ambiente. Isso demonstra que o Sistema de Defesa Civil, em seus vários níveis, está no caminho correto. Nosso Estado pela Integração das instituições por meio das COREDEC'S, ganha substancial estrutura para convergir esforços pela natureza, pelo bem comum... afinal:

DEFESA CIVIL: SOMOS TODOS NÓS!

1º Ten. Regis - Aux. da B/8 - 5º GB
Cap. Jair – Chefe da B/8 – 5º GB