5ª COREDEC REALIZA REUNIÃO COM REPRESENTANTES DE ORGÃOS E LÍDERES INDÍGENAS 28/04/2009 - 09:00

Nesta quinta-feira 23/04/2009 no município de Manoel Ribas foi realizado uma reunião com representantes de instituições estaduais, federais e lideranças indígenas.
Estiveram presentes à reunião: Cap. Jair Pereira (B/8 – 5 GB), 1º Ten. Regis R. Gonçalves (B/8 – 5 GB), 1º Ten. Adriano de Oliveira (CB Ivaiporã), Sr. Valentin Darcim (Prefeito de Manoel Ribas). A reunião contou ainda com o comparecimento de lideranças indígenas e de representantes do Prefeito de Candido de Abreu, Posto de Bombeiros Comunitário de Manoel Ribas, FUNAI, EMATER, 22ª Regional de Saúde, COMDEC´s de Cândido de Abreu e de Manoel Ribas.
Ficou evidenciado pelo Chefe da B/8 que o Governo do Estado está preocupado com as questões que envolvem a comunidade indígena no Paraná, principalmente com a saúde e desenvolvimento das aldeias indígenas, sendo que a Defesa Civil do Estado foi convocada para coordenar os trabalhos de articulação entre as autoridades e órgãos governamentais com o objetivo de apoio às Comunidades Indígenas.
O Objetivo do encontro foi avaliar o alcance dos programas Municipais, Estaduais e Federais junto as comunidades indígenas localizadas nos Municípios de Cândido de Abreu e Manoel Ribas.
Após a manifestação de cada um dos representantes de órgãos públicos, os Caciques Aldo da Aldeia Faxinal (Cândido de Abreu) e Ivo Borges, da Aldeia Ivaí (Manoel Ribas), fizeram considerações sobre sua respectivas comunidades, demonstrando satisfação pela iniciativa da reunião, destacando que aguardam resultados positivos a partir desse encontro.
Ao final, ficou preliminarmente estabelecido a estruturação de uma comissão a fim de visitar e avaliar as necessidades das aldeias indígenas, ficando ainda agendada uma nova reunião para os próximos 15 (quinze) dias.

1º Ten. Regis R. Gonçalves – Aux. B / 8 - 5º GB
Resp. pelas informações