5ª COREDEC REALIZA CURSO BÁSICO DE OPERACIONALIZAÇÃO DA DEFESA CIVIL MUNICIPAL CBODC 03/03/2009 - 14:30

Teve início no dia 02 de março de 2009, com término previsto para o dia 05 mar 09, o Curso Básico Operacional de Defesa Civil (CBODC), destina à capacitação de Coordenadores Municipais de Defesa Civil, o qual está sendo ministrado na sede da 5ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil (COREDEC), em Maringá, com apoio da CEDEC (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), tendo como Instrutores o Capitão Jair Pereira da 5ª COREDEC e Capitão Antonio Geraldo Hiller Lino da DDC/CM..
O curso tem por objetivo específico a operacionalização das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil e criação dos Núcleos de Defesa Civil (NUDEC), bem como o preenchimento “on line” da Notificação Preliminar de Desastre (NOPRED) e da respectiva Avaliação de Danos (AVADAN), além de como identificar as situações em que se deve Decretar Situação de Emergência e/ou Estado de Calamidade Pública. Objetiva ainda ensinar o funcionamento do Sistema Nacional, Estadual e Municipal de Defesa Civil, através do repasse ao Município de Manuais de Defesa Civil.
O Curso foi desenvolvido para atender aos 26 Municipíos da região de Maringá, mas apenas 13 municípios enviaram representantes, totalizando 25 pessoas.

Capitão Jair Pereira
Chefe do Setor de Defesa Civil e