4º GB - Bombeiros e ADCs são capacitados por meio de Educação a Distância 23/05/2011 - 15:50

   Foi através da internet que o 4º Grupamento de Bombeiros de Cascavel, encontrou uma maneira simples e econômica de capacitar a corporação para oferecer um serviço com maior qualidade.
    O projeto de educação à distância, desenvolvido pelo capitão Amarildo Ribeiro, passou por um período experimental no ano de 2008, mas foi em 2009 que se estendeu a um número maior de pessoas, sendo efetivado.

“Nós tínhamos uma dificuldade de atingir o nosso pessoal devido à grande diversidade de postos, distância. Muitas vezes o oficial ou o sargento chegava para fazer a instrução e tocava a sirene e essa instrução ficava adida para um próximo dia, então havia bastante dificuldade”, relata o capitão do Corpo de Bombeiros, Amarildo Ribeiro.

    Os cursos possuem duração que variam de um ou dois meses. Para participar basta que o efetivo realize o cadastro no próprio site dos bombeiros de Cascavel, onde os materiais das aulas são postados e as provas disponibilizadas. Hoje, cadastradas no projeto, são mais de três mil pessoas, entre Agentes da Defesa Civil e Bombeiros do Paraná.

“O projeto de educação a distância implantado pelo 4º Grupamento de Bombeiros aqui de Cascavel deu tão certo que as inscrições dos interessados em fazer os cursos vieram até mesmo de outros estados”

“Nós temos hoje dois policiais de Goiás que fazem o curso utilizando a nossa plataforma e também um bombeiro militar de Rondônia que também conheceu a ferramenta, ouviu falar, nos procurou e nós abrimos para ele. Nem conhecemos pessoalmente esse bombeiro, mas abrimos a possibilidade para que ele fizesse o curso e com a idéia de também levar para Rondônia essa tecnologia”, afirma o capitão.

Outro ponto positivo na capacitação através da educação à distância é os custos reduzidos.

“O custo é praticamente zero, afinal nós já temos aqui nosso servidor de página que é o mesmo que hospeda o nosso site, a ferramenta de ensino a distância ela é gratuita, então só baixamos e instalamos e o material praticamente não há custo nenhum porque é disponibilizado digital então não há impressão de material”, destaca.

Há 25 anos servindo a comunidade como bombeiro, o sargento Edemar Marcon, sempre encontra uma maneira para participar dos cursos.

“Na minha atividade do dia-a-dia, muitas vezes o horário não dá, então eu faço em casa, à noite, no final de semana, sempre estou constantemente acessando em casa. Isso é de grande utilidade, porque mesmo eu estando no horário de descanso eu estou me atualizando na minha profissão”, afirma o sargento.

“Quanto mais capacitado for o nosso pessoal, melhor será o resultado que a população vai ter. Então vai ter um profissional de qualidade e isso só é conseguido hoje através do conhecimento. Nosso objetivo é levar conhecimento ao nosso profissional para que nós possamos oferecer um serviço cada vez com maior qualidade”, finaliza o capitão Amarildo Ribeiro.


Veja o vídeo: http://www.cgn.inf.br/?system=news&action=read&id=140147


FONTE: CGN NOTÍCIAS (http://www.cgn.inf.br)