4ª GB Realiza simulado de atendimento a múltiplas vítimas em conjunto com órgãos municipais e estaduais 28/06/2011 - 08:40

Na tarde do dia 27 de junho, aconteceu um exercicio de simulação de atendimento a múltiplas vítimas no Aeroporto Municipal de Cascavel e contou com a presença de diversos órgãos ligados à Segurança Pública e do governo Municipal e Estadual além de Bombeiros do 1ºSGB/4ºGB.
     Participaram deste simulado juntamente com os Bombeiros do 1ºSGB/4ºGB a Defesa Civil, 15º Batalhão de Apoio Logístico (BELOG), Polícia Militar, Hospital Universitário, Cettrans, UOPECCAN, SAMU, Vigilância Sanitária e Acadêmicos da UNIOESTE participantes da Liga do Trauma.

O Simulado também teve a participação de Socorristas Bombeiros-Militares que compõe a equipe de Atendimento ao Trauma e Emergência (SIATE) do 1ºSGB/4ºGB. Este simulado foi a parte final e integrante do processo de reciclagem de conhecimentos desenvolvidos durante aproximadamente quarenta e cinco (45) dias, com aulas ministradas de segunda a sexta-feira.
     A simulação, uma ocorrência de incêndio juntamente com um acidente com múltiplas vítimas em uma aeronave e exposição e contaminação de uma das vítimas por produto radioativo, aconteceu nas dependências internas do Aeroporto Municipal de Cascavel.

No simulado, durante o atendimento de combate à incêndio e primeira resposta ao atendimento das vítimas foi verificado pelas equipes do local a presença de um agente radioativo, desta forma o físico da UOPECAN realizou durante todo o processo o monitoramento da concentração do agente radioativo e o grau de exposição nas equipes de atendimento e nas vítimas, que foram atendidas de forma segura e eficiente pelas equipes do SIATE, SAMU, HU e pelo 15º BELOG.
     O Objetivo deste simulado foi o treinamento de forma integrada entre o Corpo de Bombeiros e dos diversos órgãos que atuam na área da segurança pública e socorro, nas mais diversas situações possíveis de forma a aproximar o treinamento de uma situação real.

FONTE: 2ºTen. QOBM Rafaela Tassi Montagner / Oficial de Comunicação Social do 4ºGB