4ª GB –REALIZA REUNIÃO PARA APRESENTAÇÃO DE PLANO DE AÇÃO PARA PROTEGER O RIO CASCAVEL 08/04/2011 - 11:58

4ª GB – REUNIÃO PARA APRESENTAÇÃO DE PLANO DE AÇÃO PARA PROTEGER O RIO CASCAVEL

A proteção do meio ambiente no perímetro urbano, às margens da BR-277, foi o tema do encontro realizado no dia 5 de abril (segunda-feira), na Prefeitura de Cascavel. O encontro contou com a presença de líderes e representantes dos diferentes setores públicos e privados, envolvidos com a preservação da área.
    Na reunião foi apresentado o Plano de Ação de Prevenção de Acidentes Ambientais, formulado pela concessionária Ecocataratas, em parceria com outras entidades. Medidas de proteção e prevenção do local foram estipuladas, devido ao derramamento de óleo no Rio Cascavel, após um acidente entre dois caminhões, no mês de fevereiro. O poluente comprometeu o abastecimento de água no município por cinco dias.
O superintendente regional da Sanepar, Renato Mayer, destaca que essas ações são necessárias para a otimização dos serviços. “Esse trabalho de prevenção entra para que possamos, em um momento de acidente, manter devidamente informados todos os órgãos envolvidos, e evitar uma situação mais difícil como ocorreu no último acidente. Nessas condições nós podemos atuar mais rapidamente com o todo o corpo técnico das instituições envolvidas para encontrar uma solução rápida”.
    O projeto foi elaborado com auxílio de outras instituições, como a Sanepar e o IAP (Instituto Ambiental do Paraná), para definir melhorias no perímetro do Rio Cascavel, visando à proteção do meio ambiente. As principais sugestões são referentes à implantação de bacias de acumulação e de placas que indiquem a existência de mananciais de abastecimento no perímetro de tráfego da pista.
    As bacias de acumulação ajudariam a coletar o produto químico que viesse a ser derramado no sistema de drenagem da pista, impedindo a contaminação do rio. A sinalização na BR-277 irá englobar todo o manancial de sistema de abastecimento de Cascavel, com placas indicativas nos dois sentidos, antecipando a existência do Rio, e também no local, com o objetivo de alertar os motoristas de cargas perigosas.
    De acordo com o gerente de engenharia da Ecocataratas, Jeancarlo Mezzomo, as alterações serão imediatas, sendo realizadas em parceria com outros órgãos. “A implantação das placas de sinalização está sendo feita em parceria com a Sanepar, que já está elaborando o layout para iniciar o processo de impressão e instalação. Para implantar as bacias de acumulação, o IAP está fazendo um estudo baseado em um projeto já existente em Curitiba, para que seja avaliado e, consequentemente, analisada a sua aplicação dentro das particularidades do município, de acordo com outros projetos da área, como duplicação da BR-277 e implantação de marginais”, detalha Jeancarlo.
    A fiscalização da aplicação do Plano será feita por meio da Defesa Civil de Cascavel, como explicou o secretário de Ação Comunitária, e diretor da Defesa Civil, Algacir Portes. “O Plano foi elaborado após várias reuniões onde foram discutidas anteriormente essas ações. A Defesa Civil irá acompanhar todo esse trabalho, fiscalizando e auxiliando no que for necessário, mas temos certeza de que as metas para a implantação do Plano serão realizadas”.
    Participaram do encontro representantes da Defesa Civil, Ecocataratas, Corpo de Bombeiros, Sanepar, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Planejamento e Urbanismo, Secretaria de Serviços e Obras Públicas, Polícia Rodoviária Federal, ONG Amigos dos Rios e DER (Departamento de Estradas de Rodagem).

Fonte: http://www.cascavel.pr.gov.br/noticia.php?id=18922

Responsável pela notícia: