4ª COREDEC encerra atendimento ao acidente ambiental em Marechal Cândido Rondon 05/06/2009 - 17:10

Na data de hoje, 05 de junho, foi finalizada a operação de atendimento ao acidente ambiental ocorrido no dia 26 maio, o qual teve como resultado a contaminação por óleo diesel da Captação III do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Marechal Cândido Rondon.

As atividades tiveram como objetivo impedir a propagação do vazamento, localizar a origem da contaminação e tomar as medidas cabíveis para que o fato não mais ocorra.

Foi detectado que a origem da contaminação foi o Auto Posto Stop, empresa RH Realeza Petróleo Ltda, situada na BR 163, Km 279,5, Jardim Higienópolis na cidade de Marechal Cândido Rondon. Após isso, foram tomadas as medidas para que a empresa retirasse imediatamente o óleo diesel dos tanques e acondicionasse o combustível em um veículo próprio, de forma a eliminar a fonte de contaminação.

Após vários dias de trabalho foram adotadas medidas de isolamento do ponto de contaminação. Foi feita a confecção de bacias de contenção para recolhimento e decantação da água contaminada; o encaminhamento de amostras para identificação do material contaminante e localização da origem; e por fim, a retirada do combustível dos tanques do posto.

Durante uma semana foram realizados trabalhos conjuntos que contaram com a participação dos seguintes órgãos/entidades:

- 4ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil (Cascavel), representada pelo Comandante do Corpo de Bombeiros de Toledo, Capitão Araújo;
- Prefeitura Municipal de Mal. Candido Rondon – Representada pelo Vice Prefeito Sr. Silvestre Cótica;
- Comissão Municipal de Defesa Civil daquela cidade, representada pelo seu Diretor Sr. Nilson Erno Hachmann;
- ONG ARDECS – Associação Regional em Defesa da Ecocidadania e da Cidade Sustentável, Sr. Vereador Edvandro Augusto Bier;
- Autarquia Municipal SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto, representada pelo Sr. Tadeu Karasek
- IAP- Instituto Ambiental do Paraná, representada pelo Sr. José Rosa de Oliveira.

1º Ten. QOBM Amarildo Roberto Ribeiro
Adjunto da B/8 do 4º GB