4ª COREDEC atende acidente ambiental com derramamento de óleo no Rio Cascavel 20/02/2011 - 22:10

Na manhã do dia 19/02 o Corpo de Bombeiros recebeu um chamado para atendimento a um acidente de trânsito na BR 277 envolvendo dois caminhões, um deles contendo produto perigoso (resíduos de óleo queimado), o qual veio a romper o tanque na parte traseira derramando o produto no rio Cascavel.
Equipes compostas por integrantes da Defesa Civil, Sanepar, IAP, concessionária Eco Cataratas e da empresa responsável pelo veículo envolvido, trabalham, juntamente com o Corpo de Bombeiros, para o controle do derramamento buscando minimizar os impactos ambientais, num total de aproximadamente 70 pessoas.

As equipes estão distribuídas em quatro frentes de trabalho, com o objetivo de controle e contenção do produto, aproximadamente 9.000 litros de resíduos que afetaram uma grande extensão do rio. Foram instaladas aproximadamente 500 metros de barreiras de contenção, por membros do Corpo de Bombeiros, Ecocataratas, SANEPAR e da Defesa Civil. Nestes locais, a remoção do produto está sendo realizada por um veículo (auto-fossa), disponibilizado por intermédio da Defesa Civil, que realiza a sucção do produto concentrado nestas barreiras.
Funcionários da SANEPAR realizaram um desvio na captação de água, no intuito de não afetar os reservatórios.

Foi contratada pelo responsável pela transportadora uma empresa especializada em emergências ambientais para dar apoio e suporte nas atividades desenvolvidas.

Sanepar e Defesa Civil pedem economia de água em Cascavel

A situação do abastecimento de água de Cascavel é crítica. A captação do Rio Cascavel ainda não voltou a operar em razão do acidente com caminhão de óleo, ocorrido ontem (19), na BR 277. A produção de água está reduzida em mais de 40%, o que já está ocasionando falta de água em alguns bairros da região Norte da cidade. A Sanepar e a Defesa Civil orientam para que a população só utilize a água para alimentação e higiene pessoal. “É de fundamental importância que todos tenham consciência da gravidade da situação e adotem medidas de redução de consumo de água”, alerta o Major Fernando Raimundo Schunig, coordenador regional da Defesa Civil.

A Sanepar já prevê provável rodízio no abastecimento a partir desta segunda-feira. A água vai ser distribuída em horários alternados para as regiões da cidade. O cronograma deve ser divulgado no final da tarde deste domingo. O abastecimento está sendo feito pelos Rios Peroba e Saltinho e por poços profundos. Oito caminhões-pipa foram disponibilizados para atender aos serviços esseciais como hospitais e postos de saúde.

O monitoramento da água do principal manancial de abastecimento continua sendo feito pelos técnicos da Sanepar de 15 em 15 minutos e outras análises de hora em hora. As equipes da Defesa Civil, Sanepar, do Corpo de Bombeiros e da Ecocataratas montaram barreiras de contenção ao longo dos 14 quilômetros do rio e estão providenciando a limpeza das margens para retirada do óleo.



Fontes da informação: Sanepar e Defesa Civil e Agência Estadual de Notícias.

Responsável pela postagem: Capitão AMARILDO - 4ª COREDEC.