3º Subgrupamento dos Bombeiros Independente, coordena Simulado de Acidente com Produtos Perigosos do Plano de Auxílio Mútuo em Francisco Beltrão. 12/12/2017 - 10:00

É considerável o número de veículos e caminhões que circulam pela região sudoeste do Paraná transportando cargas perigosas e em caso de acidentes o atendimento é complexo e envolve diversos órgãos, além dos riscos humanos, ambientais e materiais elevados.

Com o objetivo de fortalecer o Plano de Auxílio Mútuo de Gestão de Desastres com Produtos Perigosos, fornecer uma resposta rápida e padronizar procedimentos de atuação nestas situações, o 3º Subgrupamento de Bombeiros Independente realizou na sexta-feira, dia 08, uma simulação de derramamento de óleo diesel na Comunidade Santa Bárbara, em Francisco Beltrão.

O simulado ocorreu após dois dias de treinamento teórico e reuniu representantes do Instituto Ambiental do Paraná e Águas Paraná, Sanepar, Polícia Rodoviária Federal e Estadual, Polícia Ambiental, Departamento de Estradas de Rodagem, secretários municipais de Meio Ambiente de Francisco Beltrão, Flor da Serra do Sul e Marmeleiro, além da Defesa Civil destes municípios. Estiveram presentes também o vice-prefeito e Secretário de Planejamento de Francisco Beltrão, Antônio Pedron e o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antônio Carlos Bonetti, que proferiu palestra demonstrando a estrutura da Secretaria.

Segundo o comandante do 3º SGBI, Major Antonio Schinda, para o próximo ano novas atividades e simulados na área serão desenvolvidos.

Fonte: 12ª CORPDEC