3ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil participa de simulado de atendimento com múltiplas vítimas 14/10/2011 - 09:12

A 3ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil participou de simulado organizado pela Coordenadoria Regional do SIATE, em data de 11 de outubro de 2011, com início às 13h30 e término às 16h00, alusivo a “Semana Nacional de Redução de Desastres”, de 10 a 15 de outubro, sendo que, participaram do evento: SIATE, Corpo de Bombeiros, SAMU, SOS Salva Vidas, Unimed, Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Londrina, Guarda Municipal de Londrina, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Instituto Médico Legal, Hospitais de Londrina, alunos da Universidade Estadual de Londrina e Faculdade Pitágoras, voluntários e representantes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná.

O evento simulou o atendimento de 60 (sessenta) vítimas em acidente envolvendo 02 (dois) ônibus escolares na PR 445, KM 74, frente ao Shopping Catuaí, sendo aplicadas técnicas de triagem e avaliação das vítimas e Sistema Integrado de Comando e Operações em Emergências – SICOE. O objetivo do exercício foi se aproximar da realidade de um grave acidente a fim de avaliar a capacidade de atendimento dos hospitais e o trabalho das equipes testando os procedimentos de socorro e isolamento de local, além do tempo de deslocamento das viaturas de emergências.

Para o Coordenador Regional da Defesa Civil, Tenente Coronel Jorge Luiz Pereira, o simulado foi oportuno e fundamental no aprimoramento das equipes de socorro disponíveis no município e região, "É importante fazer a mensuração do atendimento da rede hospitalar de Londrina no caso de um grave acidente. Nestes casos, é preciso uma rede de serviços qualificada para atender as vítimas", disse. Visando imprimir caráter mais realista ao treinamento, cerca de 60 pessoas no papel de vítimas foram caracterizadas com ferimentos leves e graves em várias partes do corpo.