3ª COREDEC participa de simulado em Sabáudia 03/08/2009 - 10:33

No dia 25 jul09, às 07:00 horas da manhã foi deflagrado na cidade de Sabáudia ( a 13 km de Arapongas) o simulado/treinamento nacional de combate a influenza H5N1 (gripe aviária). A 3ª COREDEC foi acionada às 23:00 horas do dia 24 de jul 09 para comparecer no município citado. Após o conhecimento da situação, foi mobilizado todo aparato para apoio ao treinamento/simulado.

Neste evento, a participação da COREDEC foi dar todo apoio necessário para a realização do treinamento/simulado. Entre os serviços prestados pela COREDEC, destacamos o serviço de apoio na rodovia, a entrega de alimentação para as equipes das áreas de proteção e vigilância; o abastecimento de água dos reservatórios de desinfecção; o fornecimento e montagem de barracas para as equipes de desinfecção; a montagem da estrutura para secagem dos equipamentos (em função das chuvas); equipe de prontidão para qualquer tipo de emergência pré-hospitalar, em função do grande número de pessoas que participaram do treinamento/simulado; equipe de prontidão para atuar no combate a incêndios e salvamentos; apoio no transporte do Coordenador Geral do treinamento nas bases distribuídas pelas estradas rurais.

A COREDEC ainda conseguiu, no sábado e já no período da noite, a doação para o pernoite das equipes de vigilância, de 30 (trinta) colchões; foi providenciado pela COREDEC e com apoio da CEDEC, a instalação de 02 (duas) linhas telefônicas na Base de Operações, por solicitação da coordenação do simulado/treinamento; foi providenciado pela COREDEC, ainda no sábado, de uma retroescavadeira que foi de grande valia, principalmente no sábado e domingo, no apoio aos caminhões que transportavam os containers e banheiros químicos para as barreiras de vigilância; a viatura ABS “INCÊNDIO FLORESTAL”, foi utilizada na operação de desinfecção da área afetada; utilização do detector de gases na operação de sacrifício das aves contaminadas. No final das atividades foi realizada uma reunião para exposição dos problemas e dificuldades encontradas durante a execução do treinamento.

Notícia enviada pela 3ª COREDEC - Coordenadoria Regional de Defesa Civil, com sede em Londrina e abrangência de 63 municípios na região norte do Paraná.