2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil - CNPDC 20/11/2014 - 23:58

A 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil - 2ª CNPDC ocorreu entre os dias 04 e 07 de novembro em Brasília, sendo  a continuação de uma grande mobilização realizada, entre 2009 e 2010, acerca dos temas que envolvem a Defesa Civil no País.

Sob a temática "Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional", a 2ª Conferência Nacional visava promover, incentivar e colocar em discussão a questão da Proteção na Defesa Civil, uma das principais mudanças apresentadas pela Política Nacional prevista na Lei nº 12.608/12.

A legislação prevê que União, Estados, Distrito Federal e Municípios - com a colaboração de entidades públicas ou privadas e da sociedade em geral - adotem medidas preventivas e atenuantes, necessárias à redução dos riscos de desastres.

Para nortear os debates da Conferência, a Comissão Organizadora Nacional elaborou o Texto de Referência,com orientações e explicações sobre os quatro eixos temáticos do evento:
1.Gestão integrada de riscos e resposta a desastres;
2.Integração de Políticas Públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil;
3.Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil;
4.Mobilização e promoção de uma cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de Cidades Resilientes.

Objetivos:
Promover e fortalecer a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas à Defesa Civil, tendo em vista novos paradigmas para a Proteção e a Defesa Civil é o objetivo principal da Conferência.
Em relação aos objetivos específicos, o evento buscou: avaliar e apresentar a implementação das diretrizes aprovadas na 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária - 1ª CNDC; Promover, incentivar e divulgar o debate sobre novos paradigmas para a proteção e defesa civil;
Avaliar a ação governamental, em especial quanto à implementação dos instrumentos jurídicos e demais dispositivos trazidos pela Lei 12.608/12;
Propor princípios e diretrizes para a implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil; Promover o fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil - SINPDEC; Fortalecer e estabelecer formas de participação e controle social na formulação e implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, inclusive do Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil.

A 2ª etapa Estadual foi realizada no Paraná nos dias 10 e 11 de abril, em preparação ao evento Nacional, onde foram eleitos 80 delegados e suplentes entre os quais estão representantes dos quatro eixos temáticos.

A Coordenadoria Estadual de Proteção e  Defesa Civil do Paraná foi representada no evento Nacional, em Brasília, pelos seguintes integrantes:
Maj. Fernando Raimundo Schunig – 4ª CORPDEC - Cascavel
Maj. Ezequias de Paula Natal - 3ª CORPDEC – Londrina
Maj. Jorge Inacio da Silva – 5ª CORPDEC - Maringá
Cap. Adriano de Oliveira - 15ª CORPDEC – Umuarama
Cap. Eriksen Mafra - 12ª CORPDEC - Francisco Beltrão
Cap. Emerson Jose Guimarães Ferreira - 2ª CORPDEC - Ponta Grossa
Cap. Antonio Schinda - 4ª CORPDEC – Cascavel
Cap. Regis Roberto Gonçalves - 13ª CORPDEC – Apucarana
Subten Antenor Milton da Fonseca Mattoso – 8ª CORPDEC - Antonia
1ºSgt. Jose Nilson Bomfim Silva – CEPDEC - Curitiba
1ºSgt. Jorge Iglikoski – 4ª CORPDEC– Cascavel