2ª COREDEC realiza CBODC em Ponta Grossa 04/03/2009 - 00:40

Ponta Grossa sedia Curso Básico Operacional de Defesa Civil

Dezoito representantes dos municípios da região de Ponta Grossa estão reunidos, desde a última segunda-feira (02), para aprofundar seus conhecimentos na área de Defesa Civil. A sede da 2ª COREDEC – Coordenadoria Regional de Defesa Civil, que concentra 61 cidades, conta com o apoio da UEPG que recebem num de seus campus os alunos que passarão por 4 dias de treinamento.
O curso faz parte de um programa de capacitação desenvolvido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil que tem por objetivo, numa primeira fase, preparar os novos ocupantes das funções de defesa civil nos municípios onde novos Prefeitos e respectivas equipes assumiram o governo. Outros cursos ocorrerão oportunamente para que mais pessoas sejam preparadas.
A iniciativa da equipe da CEDEC, coordenada pelo Tenente Coronel Washington Alves da Rosa, Secretário Chefe da Casa Militar, que conta com o Major Osni José Bortolini na chefia da Divisão de Defesa Civil da Casa Militar pretende amenizar possíveis interrupções que eventualmente ocorreriam devido à mudança de algumas pessoas que trabalhavam com o sistema de defesa civil nesses municípios.

Na foto o Major Grummt e alguns dos participantes do curso.

O Curso

O Curso Básico Operacional de Defesa Civil é uma criação paranaense que tem por objetivo preparar os componentes das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil. Nos quatro dias de duração são trabalhados os principais conteúdos de dois cursos normalmente ministrados pela Secretaria Nacional de Defesa Civil: o CODC – Curso Operacional de Defesa Civil e o CADAN – Curso de Avaliação de Danos.
Em Ponta Grossa o Curso está sendo ministrado pelo Major Grummt, que assessora diretamente no Tenente Coronel Zanlucas, Comandante do 2º Grupamento de Bombeiros e Coordenador Regional de Defesa Civil.
Dessa forma acredita-se que além da noção sobre a existência de um sistema de defesa civil o aluno terá condições de iniciar um planejamento voltado à prática preventiva. Por outro lado, se houver necessidade de responder a desastres já haverá noções básicas principalmente no tocante à elaboração e preenchimento dos formulários que subsidiam eventuais decretações de situação de emergência e estado de calamidade pública, apoiando o Prefeito, que é também o Presidente da Defesa Civil no município.
Os participantes ficam por dentro do SISDC que é o sistema informatizado da defesa civil paranaense – único no Brasil a permitir interação online e envio eletrônico de formulários para adequações, enriquecendo bancos de dados que passam a permitir um gerenciamento da defesa civil daquela cidade.
O curso se encerra na próxima quinta-feira após a realização de exercício voltado á percepção da realidade do gerenciamento de um desastre pelos participantes, que serão certificados pela Defesa civil Nacional após a conclusão do curso com aproveitamento.

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Defesa Civil somos todos nós.