1ª Reunião da Comissão Estadual P2R2 (Produtos Químicos Perigosos) 24/05/2013 - 16:57

No dia 20 de maio foi realizada a primeira reunião dos membros da Secretaria Executiva da Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências com Produtos Químicos Perigosos (CE –P2R2). Que é formada por representantes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Secretaria Estadual de Saúde, Departamento de Estradas de Rodagem e SANEPAR.

A Comissão foi instituída através do Decreto Estadual nº 7.117/2013, e tratará dos assuntos relativos aos produtos perigosos definindo as ações que deverão ser tomadas para que sejam primeiramente entendidos os riscos relativos aos produtos perigosos, e a partir disto sejam realizadas ações para a prevenção de desastres com estes produtos. Outra função da Comissão será a estipulação das competências de cada órgão vinculado à atuação emergencial, ou seja, deverá estabelecer os procedimentos que deverão ser adotados pela estrutura como um todo para que o atendimento seja o mais adequado e célere, diminuindo os danos e prejuízos ao mínimo aceitável.

Vale ressaltar que o Estado do Paraná já possuía um programa relativo a produtos perigosos que havia sido instituído no ano de 2001. Várias ações sempre foram tomadas para estabelecer procedimentos para a fiscalização e atendimento a ocorrências com produtos perigosos.

Vemos que o Estado já focava no desenvolvimento das ações para produtos perigosos, não obstante, através da adoção da Comissão P2R2 nos alinhamos à política nacional que estabeleceu o Plano Nacional P2R2 em 2004, de maneira a fortalecer a integração entre as instituições em âmbito estadual e federal para melhorar o atendimento à população neste tipo de desastre.